MOVIMENTO
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DE 1 MINUTO
SOBRE
A MOSTRA
A nossa percepção se torna muito diferente ao passar tanto tempo dentro de casa. Ainda mais nesse momento, quando ir pra rua envolve uma nova dinâmica, mais distante e cautelosa. Pra quem teve a preocupação em se cuidar, as movimentações se tornaram reduzidas, mais planejadas... Às vezes quase nula entre as repetitivas paredes do próprio apartamento. O Movimento é um projeto criado por alunos do Laboratório de Estética e Política da ECO UFRJ, que surge para incentivar e provocar a produção audiovisual sobre essa nova percepção de movimentação interna e externa.
Durante um mês, produziremos conteúdo com profissionais do audiovisual sobre formas acessíveis e práticas de realizar seu curta de 1 minuto. Tudo pensado também para as pessoas que não dominam a linguagem do meio e queiram participar. O ponto alto do projeto, em setembro, é o evento principal que vai apresentar os curtas escolhidos pela curadoria e premiar os vencedores.
CURTAS DE 1 MINUTO
E O TEMA
Nem mais, nem menos. A duração máxima de
1 minuto é um desafio grande e curiosamente reflete nossas limitações nesse um ano e meio de pandemia. O principal aqui é a criatividade. Como retratar MOVIMENTO? Seja interno ou externo, objetivo ou subjetivo, coletivo ou individual...
É um tema que atravessa cada um de forma particular, diferentes elementos podem servir de inspiração e provocação. A presença excessiva ou a ausência total do movimento. Trabalhando de casa, sem visitar parentes e sem receber amigos ou no transporte público, passando por bares lotados diariamente.
IVANA BENTES
Madrinha do nosso projeto, Ivana irá escrever um comentário para cada curta vencedor da mostra. Estes serão exibidos no dia do evento, durante a premiação.
Professora Titular da UFRJ, doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pró-Reitora de Extensão da UFRJ desde junho de 2019. É professora e pesquisadora do Programa da Pós Graduação em Comunicação da UFRJ. Foi Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013 e de 2018 a junho de 2019.
Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil onde fez a gestão nacional do Programa Cultura Viva dos Pontos de Cultura do Brasil. Foi presidente pro-tempore do Programa IberCultura Viva (2015/2016) programa intergovernamental de cooperação voltado para o fortalecimento das políticas culturais nos países ibero-americanos. É coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ. Atua no campo da comunicação, com ênfase nas questões das tecnologias da comunicação, cultura, estéticas, cultura de redes, capitalismo cognitivo, inovação cidadã. Atua como ensaísta e curadora no campo cultural e artístico.